Quem conhece o projecto Bambu Lêvedo sabe que eu uso todas as ferramentas à disposição para promover os bares e os bartenders açorianos e nestes últimos dias meti-me a pensar no trabalho que se tem feito cá na região e no real valor dos bartenders açorianos e cheguei à seguinte conclusão:
Os Bartenders Açorianos São Os Melhores!
Não quero com este post criar algum tipo de divisão entre bartenders, nem passar a ideia que nós açorianos somos arrogantes, mas mostrar a toda a comunidade que aqui nos Açores está a se desenvolver um trabalho de excelência que merece ser valorizado.
Penso que ninguém levará a mal se eu disser que há dez anos atrás os únicos cocktails que se conheciam nos Açores era através da televisão. Claro que já havia bares de hotel, claro que já serviam caipirinhas em festas populares e claro que já se pedia Whisky com Cola nas discotecas, mas estávamos longe de imaginar o que se ia suceder nos anos seguintes.
Muito por 'culpa' da Escola de Formação Turística e Hoteleira e pelos profissionais que cá vieram para passar os seus ensinamentos e dar um update na região acerca do mundo do bar e dos cocktails, foram surgindo novos bartenders e os resultados foram naturalmente aparecendo.
Poderá Gostar de Ler:
RESULTADOS DOS ÚLTIMOS SEIS ANOS
Focando-nos agora naquilo que os bartenders açorianos alcançaram em diversos concursos nos últimos seis anos temos os seguintes resultados:
Concurso Jovem Talento Da Gastronomia-Barmen Schweppes
São vários os jovens bartenders de todo o país que participam no concurso Jovem Talento Da Gastronomia e que vêem o concurso como uma oportunidade para alavancar a carreira. Wilson Pires por exemplo deu a conhecer as suas capacidades neste concurso e mais tarde sagrou-se Barman Do Ano em 2014 e mais recentemente João Costa (Finalista do concurso Barman Do Ano) venceu em 2018 o concurso Jovem Talento Da Gastronomia.
Ano de 2014
Daniela Aguiar sagrou-se VENCEDORA NACIONAL
Ano de 2015
Sara Silva sagrou-se VENCEDORA REGIONAL- Etapa Sul/Ilhas & Finalista Nacional
Ano de 2016
Miguel Botelho (Eu) sagrou-se VENCEDOR REGIONAL - Etapa Sul/Ilhas & Finalista Nacional
Ano de 2017
Nuno Carvalho sagrou-se VENCEDOR REGIONAL - Etapa Sul/Ilhas & Finalista Nacional
Para além destes também participaram no concurso com excelentes prestações os açorianos Rui Medeiros, o Dionísio Barreira,Benjamim Luís, Délcio Expanhol.
Concurso Schweppes Challenge
Ano de 2015
Adília Paço FINALISTA
Pedro Jerónimo FINALISTA
Nota: Apesar de Pedro Jerónimo não ter nascido nos Açores foi em representação da região e consegue ser mais açoriano do que muitos açorianos.
Concurso Barman Do Ano
Ano de 2015
João Couto FINALISTA
Ano de 2016
Adília Paço FINALISTA
Nota: Apesar de João Couto não ter nascido nos Açores foi em representação da região e consegue ser mais açoriano do que muitos açorianos.
Concurso MONIN CUP
Ano de 2018
Diogo Da Costa - conquistou o 2º Lugar na meia final & 3º Lugar na Grande Final
Concurso WORLD CLASS Portugal
Ano de 2019
Rui Estrela - TOP 10
É provável que tenha-me esquecido de um ou outro nome ou de um ou outro concurso, no entanto a caixa de comentários está aberta e disponível para quem quiser partilhar informação.
Analisando os resultados não há dúvidas que ficamos satisfeitos e com motivos para sorrir, mas é importante que todos continuem a dar o seu contributo para melhorar a qualidade dos bartenders açorianos porque ser bartender nos Açores, no meio do oceano Atlântico, é diferente, não significa que seja melhor ou pior, mas com vantagens e desafios diferentes. Assim como ser bartender no Algarve não é o mesmo que ser no Porto e ser bartender em Lisboa não é o mesmo que ser em Bragança, Os Açores contribuem para a diversidade e criatividade da comunidade de bar em Portugal assim como todas as regiões do país.
Se fosse para dar um nome aos bartenders açorianos seria sem dúvida....
BARTENDERS ON THE ROCKS
Comentários