top of page

COCKTLANTIC - Entrevista A Tiago Bettencourt

"Admiro todos aqueles que lutam por fazer da nossa Região um ponto de referência a nível de bar... aqueles que nunca desistem apesar dos obstáculos que encontram."

-Tiago Bettencourt



Saudações meus amigos, colegas de bar e admiradores da industria do bar e do projecto Bambu Lêvedo. Hoje quero dar a conhecer-vos o trabalho do bartender Tiago Bettencourt. Conheci-o durante o curso na Escola de Formação Turística e Hoteleira e desde então que o Tiago tem se dedicado com muita paixão ao mundo do bar contribuindo assim para a evolução do bar aqui na região dos Açores.

 

O Que É O COCKTLANTIC?

Cocktlantic é um projecto simples que tem como base e objectivos principais a promoção dos cocktails e bartenders açorianos e também a promoção do copo Bambu Lêvedo. Serão feitas entrevistas a vários bartenders nascidos nos Açores, onde estes irão falar um pouco do mundo dos bares nos Açores e suas histórias de vidas profissionais.

 

*ENTREVISTA EXCLUSIVA


Olá Tiago! É um prazer imenso ter-te aqui disposto a colaborar com esse projecto Bambu Lêvedo e por essa razão queria começar essa entrevista com um muito obrigado!


Para aqueles que não te conhecem, poderias fazer uma breve apresentação da tua pessoa?

Olá, meu nome é Tiago Bettencourt tenho 29 anos e trabalho no Bar Royal no Hotel Azoris Royal Garden.


Qual o conceito do vosso bar?

O nosso conceito é trabalhar os produtos locais e atender os nossos clientes com sorriso, simpatia e profissionalismo.


Cocktail Com Produtos 100% Açorianos


Como e quando começas a ganhar interesse pelo mundo do bar e dos cocktail?

Tirei o curso de Técnico de Restauração- Restaurante/Bar entre os anos de 2012-2015, logo após as aulas práticas de bar senti uma paixão enorme pelo bar, nos três anos de curso fui adquirindo experiência e conhecimento nas aulas e em eventos realizados pelo Anfiteatro.


A tua paixão pelo bar é tão notória que decidiste viajar até ao Continente para participar do concurso Monin Cup e certamente que foi uma mais valia para ti, queres nos falar um pouco sobre esta experiência?

A minha caminhada em concursos de cocktails começa ainda no decorrer do curso, viajei até à Sérvia para participar na AEHT concurso de escolas da Europa, onde arrecadei a medalha de bronze na prova de cocktails, depois fui por 2 vezes ao concurso Monin Cup em 2016 e 2018, a Monin cup é um concurso que tem os melhores bartenders do país e ilhas, a experiência é fenomenal, é uma partilha de conhecimentos, troca de culturas e muita aprendizagem.



Pensas futuramente em participar em algum concurso de bar?

Sim claro, quando começamos não conseguimos parar, tenho sempre em mente em participar em concursos, o meu objectivo passa agora por participar no concurso Barman do Ano e no World Class Portugal, ambos os concursos requerem muito trabalho e dedicação.


Que conselho darias a alguém que está a começar a ser bartender?

O meu conselho para novos bartenders é nunca parar, trabalhar todos os dias, ter objectivos profissionais, ir a formações sempre que conseguiram e o mais importante é nunca perder a paixão pelo bar.


Quais Os Bartenders Açorianos Que Mais Admiras?

Admiro todos aqueles que lutam por fazer da nossa Região um ponto de referência a nível de bar, que trabalham arduamente todos os dias, que valorizam os nossos produtos, servir com sorriso e simpatia e a imensa paixão pela área. Admiro aqueles que nunca desistem apesar dos obstáculos que encontram.




Quais os maiores desafios que encontras na profissão?

O maior desafio é sempre a elaboração de um cocktail.

Como podem os cocktails tornarem-se um hábito na vida dos Açorianos?

Recomendar mais cocktails.


Quais Os teus projectos/sonhos para o futuro?

Tenho dois projectos que gostaria de realizar, o primeiro é ser Chefe de Bar e o segundo é ser formador.


Como Crias Os Teus Cocktails? Há algo que te inspire ou trata-se apenas de conhecimento?

Crio os meus cocktails das minhas memórias e inspiração. Embora o conhecimento também seja muito importante.



 

Consegues descrever o Copo Bambu Lêvedo?

O copo Bambu

Lêvedo é feito da nossa natureza e directamente para os bares açorianos, é uma homenagem aos Açores.


Usarias o Copo no teu bar?

Sem dúvida, no Azoris Royal Garden temos um jardim que tem muito bambu e o copo completa a sua beleza.


Que tipos de cocktails imaginas no copo?

O copo já tem a sua beleza, só temos de por a cereja no topo do bolo, no copo eu elaborava cocktails com esterificação, com espumas, sours, entre outros.


 



DESAFIO

Queria desafiar-te a mostrares todas as tuas qualidades e habilidades para o bar criando um cocktail para ser saboreado e apreciado num dos nossos copos.


Ingredientes:

-50ml tequila reposada

-45ml polpa de goiaba (regional)

- 20ml Xarope de gengibre e cardamomo

-15 ml sumo de limão Galego

-3 folhas de manjericão

-2 dash Bitter de Limão Galego (Caseiro)


Modo de Preparação:

- Colocar todos os ingredientes no shaker e agitar bem, em seguida verter para copo REKIM e adicionar gelo picado. Decorar com folha de manjericão e flor de capuchinha.


Perfeito!

Muito obrigado Tiago por teres aceite o meu convite para participar neste projecto, desejo-te tudo de bom e que continues o teu bom trabalho e que possas futuramente realizar todos os teus sonhos;)

295 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page