top of page

COCKTLANTIC - Entrevista a Frederico Sousa

"Esta vida só é bonita se tu a tornares bonita"

-Frederico Sousa




Saudações meus amigos, colegas de bar e admiradores da industria do bar e do projecto Bambu Lêvedo. Depois de um período complicado para todos nós, cá estamos de regresso com a nossa entrevista ao nosso 4º bartender açoriano.


Depois de termos entrevistado o Rui Medeiros, o Diogo Da Costa e o Benjamim Luís, hoje tenho o prazer de dar a conhecer o bartender açoriano Frederico Sousa que me aceitou de bom grado o meu convite e concedeu uma entrevista muito rica e interessante para quem gosta do bar e de projectos inovadores.


O Que É O COCKTLANTIC?

Cocktlantic é um projecto simples que tem como base e objectivos principais a promoção dos cocktails e bartenders açorianos e também a promoção do copo Bambu Lêvedo. Serão feitas entrevistas a vários bartenders nascidos nos Açores, onde estes irão falar um pouco do mundo dos bares nos Açores e suas histórias de vidas profissionais.


*ENTREVISTA EXCLUSIVA


Peguei no carro e fui à majestosa freguesia das Furnas (terra dos bolos lêvedos que inspirou a criação do copo Bambu Lêvedo) encontrar-me com o Frederico para lhe mostrar os copos e também para conhecer um pouco sobre o trabalho que desenvolve e a sua paixão pelo mundo do bar.




Olá Frederico é um prazer imenso ter-te aqui disposto a colaborar com esse projecto COCKTLANTIC da Bambu Lêvedo e por essa razão queria começar essa entrevista com um muito obrigado.


Para aqueles que não te conhecem, poderias fazer uma pequena apresentação da tua pessoa?

Obrigado Miguel por este gesto, é um prazer poder expor um pouco da minha paixão pelo mundo do bar, sou o Frederico Sousa tenho 26 anos sou natural das Furnas na ilha de São Miguel e desde 2014 que trabalho no THE GARDENER BAR no Hotel Terra Nostra desempenhando a função de Barman de 1ª .


Qual o conceito do vosso bar (The Gardener)?

O nosso conceito e como o nome indica é uma ligação do Hotel com o jardim do Terra Nostra, utilizamos muitos recursos das nossas estufas, desde ervas aromáticas, flores comestíveis, temperos e frutos.


Como e quando começaste a ganhar interesse pelo mundo do bar e dos cocktail?

Eu desde muito novo que trabalho na área e sempre adorei o contacto com os clientes e quando entrei no Hotel o mundo do bar era uma constante curiosidade. Tudo foi fluindo e acabei por deixar de estudar Desporto para me ligar e formar-me mais na área de bar.


A tua paixão pelo bar é tão notória que decidiste viajar até ao Continente para tirar o curso do Bartending Project e certamente que foi uma mais valia para ti, queres nos falar um pouco sobre esta experiência?

Tentei procurar uma escola de hotelaria mas queria algo mais específico. Ano e meio depois de alguma procura decidi pela Bartending Project que foi sem dúvida uma excelente opção. Tinha já algumas referências no Luca e depois conheci o Tiago e o Filipe e todos eles são excelentes profissionais e todos os conteúdos abordados foram além das expectativas, são cursos que estão nas tendências de bar e fizeram me crescer mais com todo o conhecimento adquirido.


Poderás Gostar De Ler:


Pensas futuramente em participar em algum concurso de bar?

A verdade é que eu adorava participar, vamos ver o que o futuro me reserva.


Recentemente criaste um Negroni com gelo de água "azeda" das furnas (água rica em ferro e gaseificada com um sabor muito peculiar ) para o teu projecto ‘Cocktails No Mato’ queres falar um pouco sobre o projecto?

Bem é um projecto novo que ainda tem muito para desenvolver e que devido ao covid-19 tive que atrasar um pouco o desenvolvimento da página mas brevemente estarei no activo. Consiste em percorrer trilhos com as paisagens mais emblemáticas de São Miguel e no percurso retirar da natureza envolvente recursos para no final produzir um cocktail de momento.


Negroni Com Gelo De Água Azeda Das Furnas


Que conselho darias a alguém que está a começar a ser bartender?

Esta não é uma área fácil, e apenas com muito gosto e dedicação se consegue algo, eu digo a todos os novos colegas que ingressam no bar que “ esta vida só é bonita se tu a tornares bonita “ e quem está a estudar que se aplique e que venha dar aos Açores uma nova mentalidade, um abre olhos a todos para que a cultura de bar seja sair à noite para beber um cocktail num espaço bonito e com um serviço diferente e personalizado e não apenas para beber uma cerveja ou um café.


Quais os bartenders açorianos que mais admiras?

Eu conheço alguns sigo o trabalho de muitos e já tive a oportunidade de ir em formação e a eventos de bar com o Diogo Costa da Escola De Formação Turística e Hoteleira De Ponta Delgada , conheço o Ivan Gomes , enquanto na área na altura o João Couto e entre outros que estão pela ilha, mas admirar, admiro a minha equipa que é com eles que aprendo e estou a crescer todos os dias.


Quais os maiores desafios que encontras na profissão?

Os desafios é sempre as mentalidades e a falta de tendências, mas que com tempo e criatividade vamos superando dia a dia.


Como podem os cocktails tornarem-se um hábito na vida dos açorianos?

Acho que os hábitos vêm com as rotinas. As pessoas precisam ter boas rotinas e apreciar um cocktail com produtos locais , utilizando sempre a sustentabilidade e criatividade sabe bem melhor, e se num copo um bartender consegue mostrar tanta qualidade e o serviço for bastante apelativo daqui a uns anos teremos muitos bares de cocktails com muito sucesso.


Quais os teus projectos/sonhos para o futuro?

Gostava muito de ter um espaço meu com as minhas ideias e conceitos ,mas isso só o futuro pode me reservar. Sonhava correr mais o mundo para conhecer novas culturas.


Como crias os teus cocktails? Há algo que te inspire ou trata-se apenas de conhecimento?

Normalmente tem um tema, uma base que vou desmontando os aromas e buscando ligações e depois combino a algo que ligue a momentos.




Depois de saberes da existência do copo Bambu Lêvedo ficaste diria eu maravilhado por este ser inspirado num produto da tua terra, consegues descrever o copo Bambu Lêvedo?

Achei o copo fantástico super “ tikis de futuro “ e com um padrão único ligado ao bolo Lêvedo que eu adoro e acho que o copo facilita criações porque liga a muitas coisas e está para mim aqui um excelente produto.


Usarias o copo no teu bar?

Sem dúvida alguma e até fazia uma trilogia de cocktails ligando o copo, o bolo e os produtos locais das Furnas.


Que tipos de cocktails imaginas no copo?

Como referi antes, tiiki cocktails bastante frescos, cheios de decorações porque o copo é fácil de trabalhar por ser bambu.


DESAFIO:

Queria desafiar-te a mostrares todas as tuas qualidades e habilidades para o bar criando um cocktail para ser saboreado e apreciado num copo Bambu Lêvedo.


Desafio Aceite


100% Furnas- Cocktail De Assinatura de Frederico Sousa



Grande Frederico Sousa!

Muitos parabéns pela tua criação e o meu muito obrigado pela tua dedicação e colaboração com o projecto Bambu Lêvedo. Estou muito grato a ti e ao mesmo tempo feliz por poder partilhar o que de melhor se faz aqui nos Açores ao nível do bar e cocktails e és sem dúvida uma mais valia para a cocktelaria açoriana!

Obrigado!




99 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page