"O copo Bambu Lêvedo foi um copo que me deixou apaixonado mal o vi, e sem dúvida que é capaz de surpreender o cliente"
-Nuno Mendes Faria
Quem arrisca a correr atrás dos seus sonhos arrisca-se a realizá-los. Nuno Mendes Faria sonhou um dia em ter o seu próprio negócio e hoje é proprietário do Alfaiate Bar, mas já lá vamos...
À semelhança do que aconteceu com o regresso do Cocktlantic, depois de um longo período de paragem devido à pandemia, hoje voltamos com o nosso OláQueBar para continuar a conhecer e a descobrir o trabalho desenvolvido pelos bartenders nacionais de norte a sul do país através de conversas interessantes e enriquecedoras onde criar um cocktail num dos nossos copos promete muita diversão!
À Conversa Com Nuno Mendes Faria (Exclusivo)
Sejam muitos bem vindos ao III “OláQueBar”. Desta vez viajamos até Santo Tirso para conhecer o Bartender e também proprietário do bar “O Alfaiate” Nuno Mendes Faria.
Olá Nuno, muito obrigado por teres aceite o convite é uma honra ter-te aqui. Gostaria de começar por perguntar-te como começou e depois como cresceu a tua relação com o bar e os cocktails?
Desde já, agradeço o convite feito e a oportunidade de partilhar o meu trabalho.
A minha relação com o bar e os cocktails começou há cerca de 13 anos, quando conheci o Mário Valério e o Gonçalo Cruz, na altura proprietários da gim’c cocktail. Foram eles que me deram a orientação inicial, ensinaram-me muito daquilo que hoje sei e foram um grande apoio. A partir daí foram e continuam a ser muitos anos de aprendizagem, muito trabalho e dedicação.
E o projecto “O Alfaiate” que tem vindo a ser cada vez mais um sucesso, como surgiu a ideia, e já agora que conceito podemos esperar?
A ideia surgiu com a oportunidade de negócio. Sempre sonhei ter o meu próprio negócio, embora, confesso que nunca pensei que fosse ser tão cedo, mas a vida é mesmo assim, decidi agarrar a oportunidade que me foi dada e arriscar.
Actualmente, temos um ano de casa e acho que estamos no caminho certo. Infelizmente, com toda a situação actual, existem muitas adversidades, cada dia é uma vitória ou uma luta, contudo tentamos ser positivos e acreditar que dando o nosso melhor conseguiremos ultrapassar esta fase menos boa.
O conceito é um cocktail bar, aliado ao conforto e à harmonia com o tema alfaiate, onde podemos petiscar e desfrutar de um bom cocktail. Neste momento oferecemos aos nossos clientes uma diversidade de cocktails clássicos e de autor, sendo que se o cliente desejar algo diferente conseguimos "costurar algo à medida", basta nos dizer quais são as suas preferências, dá-mos asas à imaginação e criamos algo único. Assim, garantimos que temos cocktails para todos os gostos e idades.
Qual consideras ser as tuas melhores qualidades como bartender?
Sou bastante exigente comigo próprio, humilde e dedicado. Levo o meu trabalho bastante a sério e tento fazer sempre o meu melhor. Diariamente procuro entender o que posso melhorar através dos meus clientes, tentando estar sempre a par das tendência do momento e adaptar-me.
Tens algum conselho para aqueles que estão agora a começar a entrar na área e que sonham um dia estar atrás de grandes bares?
Que sejam pacientes e se preocupem em aprender, que sejam humildes e nunca se esqueçam de onde vêm. Para ser um bom bartender não se resume a fazer bons drinks mas sim, ser polivalente e saber fazer um pouco de tudo, ser organizado e ter brio no seu trabalho, saber cativar os clientes e ter boa relação com os colegas de trabalho. Assim, conseguirão fazer um belo caminho e alcançar os seus sonhos.
Poderás Gostar De Ler:
Os teus cocktails são muito chamativos e nota-se que há muito cuidado e atenção ao detalhe de modo a torná-lo apelativo e saboroso para os olhos. Qual a inspiração para criares os teus cocktails?
Saboroso para os olhos e não só. A minha inspiração é o factor surpresa, tentar surpreender sempre os meus clientes e proporcionar-lhes experiências diferentes, fazer com que se sintam únicos.
Qual a ideia que tens dos bartenders Açorianos e da comunidade de bartenders em geral?
Já tive a oportunidade de estar nos Açores, e é bastante notório o crescimento dos bartenders açorianos. A comunidade em geral tem vindo a crescer bastante, cada vez mais temos bartenders com grande sucesso dentro e fora de Portugal, o que é muito bom para nós.
Qual é a tua opinião acerca do copo Bambu Lêvedo? Achas que o copo é capaz de surpreender o cliente?
O copo Bambu Lêvedo foi um copo que me deixou apaixonado mal o vi, e sem dúvida que é capaz de surpreender o cliente. Eu adoro-o, os meus clientes adoram...Não conheço ninguém que não goste ou se sinta desconfortável a beber no Bambu Lêvedo.
Cocktail preferido? Mojito
Ingrediente preferido? Criatividade
Maior sonho? Ter um negócio de sucesso
Dificuldade? Manter a motivação na luta diária
Um sentimento atrás do bar? Gratidão. Adoro o que faço.
O futuro dos bares em Portugal será....? Risonho
Agora quero desafiar-te a mostrares todas as tuas qualidades e habilidades para o bar criando um cocktail para ser saboreado e apreciado num dos nossos copos.
-DESAFIO ACEITE-
Nome do Cocktail- Vítor Gonçalves (Homenagem Ao Alfaiate Português)
Copo A Ser Utilizado- Rekim
Ingredientes- Ananás, Banana, Lima, Canela, Rum Abuelo
Modo de Preparação- Misturar tudo no shaker, agitar e servir no copo Rekim
Produzimos um copo "à medida" do teu bar e "costuraste" sem sombra de dúvidas um magnifico cocktail "à medida" dos nossos copos. Excelente trabalho!
Resta-me agradecer-te imenso por teres aceite o convite e por teres dedicado o teu tempo ao projecto Bambu Lêvedo. Continuação de um bom trabalho e continua a realizar sonhos ;)
Mais uma vez obrigado pela oportunidade!
Forte Abraço, Nuno Mendes Faria
Comments