"O meu projecto a curto prazo passará pela minha inscrição para o Barman do Ano"
-Benjamim Luís
Cá estamos nós novamente para dar a conhecer mais um bartender "Made in Azores" depois de entrevistarmos Rui Medeiros e Diogo Da Costa, é com grande prazer que apresentamos-te Benjamim Luís. Admirador incondicional do copo Bambu Lêvedo e do meio-ambiente. É sem dúvida um bartender que vale a pena conhecer, mas antes quero que fiques familiarizado com o projecto COCKTLANTIC.
O Que É O COCKTLANTIC?
Cocktlantic é um projecto simples que tem como base e objectivos principais a promoção dos coktails e bartenders açorianos e também a promoção do copo Bambu Lêvedo. Serão feitas entrevistas a vários bartenders nascidos nos Açores, onde estes irão falar um pouco do mundo dos bares nos Açores e suas histórias de vidas profissionais.
ENTREVISTA EXCLUSIVA*
Benjamim Luís é um bartender relativamente jovem mas com uma enorme bagagem e experiência. Já trabalhou em eventos simples, já passou por bares de hotel de 5 estrelas e até já foi Chef de Bar. Por essas e por outras razões queremos apresenta-lo a todos os leitores do blog.
Para aqueles que não te conhecem, poderias fazer uma pequena apresentação da tua pessoa?
Sou o Benjamim, tenho 26 anos, e trabalho como bartender no Santa Bárbara Eco Beach Resort.
É um enorme prazer colaborar com este projecto Bambu Lêvedo.
Como Começou a paixão pelo mundo do bar?
O meu primeiro contato com o mundo do bar foi no Verão 2009. Comecei a trabalhar nas Noites De Verão no Campo São Francisco. Foi aí que aprendi a fazer os primeiros cocktails clássicos, e as bases do bar.
Depois dessa experiência quis conhecer melhor este mundo e ingressei no ano seguinte na escola de Hotelaria de São Pedro, onde concluí o curso de mesa/bar. Assim a minha paixão pelo bar foi crescendo até hoje.
Quais as tuas conquistas profissionais que mais te orgulhas ou que consideras que foram muito importantes para ti?
As minha maiores conquistas foram ser chef mesa/bar no Singular Bistro, onde comecei o meu registo no mundo da mixologia. Criei a minha primeira carta de cocktails de assinatura, conseguindo assim apresentar ao “mundo” um pouco da minha arte. A segunda foi quando
fui convidado a trabalhar no Santa Bárbara Eco Beach Resort, dentro do registo Eco onde se trabalha a pensar no meio ambiente. Para mim é de uma grande satisfação ajudar o ambiente fazendo mixologia.
Que opinião tens sobre os bartenders Açorianos?
Na minha opinião temos muitos bons profissionais nos Açores. Tenho a sorte de conhecer todos os barmen na ilha de São Miguel. Já tive a oportunidade de trabalhar com muitos deles tendo aprendido técnicas diferentes, partilhando momentos, ideias e sonhos. Assim consegui criar uma certa bagagem, com o que aprendi com eles, e que se reflecte no barman que me tornei.
Quais Os Bartenders Açorianos Que Mais Admiras?
Dentro da resposta que dei na questão anterior, admirar acho que não é a palavra mais correta mas sim o respeito pelo trabalho deles, porque somos todos diferentes e cada um tem o seu registo.
Na tua visão, quais as características que um profissional de bar deve ter para ser um bom bartender?
Na minha opinião deve ter uma boa capacidade de relacionamento com todos os clientes, sendo acolhedor e anfitrião. Além disso tem de saber lidar com stress, ser organizado, ser sociável, ser concentrado, responsável e eficiente.
Sendo uma profissão cada vez mais exigente, é necessário ser confiante e original.
Poderás Gostar De Ler:
COCKTLANTIC - Entrevista Rui Medeiros
COCKTLANTIC - Entrevista Diogo Da Costa
Quais os maiores desafios que encontras na profissão?
O maior desafio é não te proporcionarem o material de trabalho para a tua profissão, o que muitas vezes acontece.
Quais Os teus projectos/sonhos para o futuro?
O meu projecto a curto prazo passará pela minha inscrição para o Barman do Ano.
O maior projecto a longo prazo será abrir um bar de cocktails no centro de Ponta Delgada, ou na Europa.
Como Crias Os Teus Cocktails? Há algo que te inspire ou trata-se apenas de conhecimento?
Para mim a criação de um cocktail, é algo que pretendo sempre deixar a minha marca, assim há sempre uma história por cada cocktail que crio. Tem de ser equilibrado, havendo uma mistura de sabores, cores e sem dúvida uma constate aprendizagem tentando ser o mais actual possível.
O conhecimento é muito importante, mas um cocktail exige muito mais, a originalidade e o equilíbrio é um desafio constante, para isso o copo e o garnish tem um papel fundamental.
Descreve o Copo Bambu Lêvedo Numa Frase?
Inovação, originalidade pensando no ambiente, será o futuro fazendo mixologia com o Bambu Lêvedo.
Desafio:
Quero desafiar-te a mostrares todas as tuas qualidades e habilidades para o bar criando um cocktail para ser saboreado e apreciado num copo Bambu Lêvedo.
-DESAFIO ACEITE-
Ingredientes:
Jack Daniel’s
Licor de Anona
Xarope de gengibre
Sumo de lima
Ananás
Modo de Preparação:
Merece uma salva de palmas!!
Benjamim, o meu muito obrigado pelo teu apoio, colaboração e disponibilidade que demonstraste desde o inicio e por seres um admirador do copo Bambu Lêvedo.
Resta-me desejar-te muito sucesso e boa sorte para a participação do concurso Barman Do Ano e podes contar com o nosso apoio ;)
Kommentarer