top of page
Foto do escritorMiguel Botelho

COCKTLANTIC - Entrevista Bartender Rui Medeiros

Atualizado: 30 de out. de 2019

"Teria todo o gosto de usar o copo Bambu Lêvedo, o único problema seria ter de vigiar os copos a binóculo.

-Rui Medeiros


Rui Medeiros é actualmente um dos jovens bartenders mais promissores dos Açores, mas antes de irmos ao ingrediente principal desse post (entrevista), quero vos apresentar o meu novo projecto COCKTLANTIC.


O Que É O COCKTLANTIC?

Cocktlantic é um projecto simples que tem como base e objectivos principais a promoção dos coktails e bartenders açorianos e também a promoção do copo Bambu Lêvedo. Serão feitas entrevistas a vários bartenders nascidos nos Açores, onde estes irão falar um pouco do mundo dos bares nos Açores e suas histórias de vidas profissionais.



*ENTREVISTA EXCLUSIVA


Rui Medeiros é esse o nome do bartender açoriano do Whale Watching Bar no Hotel Azor que hoje tenho o prazer de entrevistar e de dar a conhecer a todos vocês. Nascido em Vila Franca do Campo e com 23 anos de idade é visto desde o inicio como uma promessa açoriana no mundo dos bares, promessa essa que a pouco e pouco vai-se confirmando.


Olá Rui é um prazer imenso ter-te aqui disposto a colaborar com esse projecto Bambu Lêvedo- Cocktlantic e por essa razão queria começar essa entrevista com um muito obrigado Rui.



Como Começou a paixão pelo mundo do bar?

Tudo começou quando fui para a Escola de Formação Turística e Hoteleira de Ponta Delgada. Começamos a ter algumas aulas práticas e a minha paixão foi crescendo. No entanto, foi nas viagens e nos concursos que fui fazendo, realizei que apercebi-me que era atrás de um bar que eu queria passar o resto da minha vida.


Quais as tuas conquistas profissionais que mais te orgulhas ou que consideras que foram muito importantes para ti?

Antes de mais, ter acabado o meu curso de Técnico de Restauração – Mesa/Bar, depois disso foi ter ido a alguns eventos nacionais (BTL 2017, Lisbon Bar Show 2017), concursos nacionais (Jovem Talento da Gastronomia – Barman 2016 e 2017) e a um concurso europeu (Concurso Interescolas em Londres 2017). Mas para mim o mais importante foi ir ao JTG 2016, e poder estar a competir com os meus colegas de turma.


Rui Medeiros no concurso JTG 16

Quais são os teus planos para o futuro?

De momento não tenho assim grandes planos para o futuro. Gostaria de abrir um negócio meu. Um dia, quem sabe.


Qual a tua opinião sobre os bartenders Açorianos? Achas que eles estão ao mesmo nível dos bartenders do Continente?

Em geral, muitos dos bartenders não tem nenhum treino, nem em nada por onde se pegar. Aqueles que possuem curso, treino e vontade de aprender, começam a ganhar algum nível em bons bares de Portugal. Alguns bartenders açorianos conseguem competir com o topo dos bartenders do continente. Depende tudo de vários factores:


TREINO, AMBIÇÃO, PAIXÃO, ORGULHO, etc.


Qual a tua estratégia para criar bons cocktails?

Não se consegue criar logo um cocktail “à primeira”, leva algum tempo a aperfeiçoar o cocktail. Temos de criar o máximo equilíbrio para o cocktail ficar mesmo bom. Quando acabo de criar um cocktail, a pergunta que me segue é:


”Será que o cliente bebia mais um?”


Cocktails da autoria de Rui Medeiros

Na tua opinião, qual é o futuro dos bares nos Açores? Achas que a tendência é ir melhorando a qualidade dos bares e dos cocktails ou devido ao turismo em massa simplesmente aumentar a quantidade de bares sem se importar tanto com a qualidade?

Depende muito do turista também. Vêm muitos cá, só para beber canecas o dia inteiro e não passa disso. Eu acho que devíamos de ter bares com mais qualidade, mas depende de muitos factores. Abrir um speakeasy cá não seria nada fácil, mas era interessante. O problema é que a malta, em geral, está muito virada para quantidade, e fazer mais dinheiro, mas depois falta a qualidade.


Como descreves o cliente açoriano?

Para mim, o cliente açoriano é um cliente difícil. Consomem pouco, e vêm com alguns costumes para o bar. Por exemplo: pedir água da torneira, vêm em grupos de vinte pessoas e pedem dois chás, entre outros.



Que conselho ou conselhos darias a alguém que está a começar a ser bartender?

Primeiramente, PAIXÃO pela arte, força de vontade, não desistir e trabalhar muito. Não é de hoje para amanhã que se consegue alcançar um nível elevado. São preciso anos, ou algum tempo.


Depois do BOOM que foi os gin’s consegues adivinhar qual será a próxima tendência dos cocktails?

Para mim a grande novidade são os rum’s. Ainda me lembro de chegar ao bar do hotel e ter apenas cinco garrafas de rum. Agora temos à volta de vinte. Os turistas, e alguns de cá começam a pedir cada vez mais Moscow Mules e Dark n’ Stormys.


Achas que o copo Bambu Lêvedo pode fazer parte dessa tendência?

O rum combina muito bem com o copo Bambu Lêvedo. Dá um contraste fantástico, e para além disso, o seu visual é bem apelativo.


Qual a tua opinião sobre o copo Bambu Lêvedo?

Como já referi, o copo dá um visual fantástico, é super ecológico, combina bem com alguns tipos de bar, suporta bem as bebidas, e dá um bom pairing de comidas/bebidas. Por exemplo, com uma tábua de queijo com bolo lêvedo.




Usarias o copo no teu bar?

Teria todo o gosto de usar o copo Bambu Lêvedo no Whale Watching Bar, o único problema seria ter de vigiar os copos a binóculo para os clientes não levarem para casa.


Desafio:


Queria desafiar-te a mostrares todas as tuas qualidades e habilidades para o bar criando um cocktail para ser saboreado e apreciado num copo Bambu Lêvedo.



-DESAFIO ACEITE-



Ingredientes:


  • 3 cl Jameson Black Barel Whiskey

  • 2 cl Naked Famous Grouse Whiskey

  • 4 cl Sumo De Ananás

  • 1,5 cl Xarope De Açucar

  • 3 cl Sumo De Limão

  • 2 cl Clara De Ovo

  • 2 Dashes De Old Fashioned Bitters

  • 3 Dashes Pimenta Da Jamaica


Modo De Preparação:

Colocar o whiskey, os sumos, o xarope, o bitter, a pimenta, e a clara de ovo, no shaker. Agitar bem sem gelo. Colocar gelo no copo Bambu Lêvedo, e no shaker. Agitar bem o shaker. Double strain para o copo. Decorar com laranja desidratada, ou zeste de laranja, e bitters.



Que maravilha de cocktail Rui, desejo-te o maior sucesso profissional e que alcances tudo de bom na vida. O meu muito obrigado a ti por essa entrevista e pelo teu contributo.





CURIOSIDADES SOBRE RUI MEDEIROS


  • Ama mecânica e tudo o que envolva carros

  • Ajudou no projecto New Legacy- Bambu Lêvedo -criação de copos inspirados nos Açores

  • Matemática para ele não é problema

  • Esteve várias vezes em concursos nacionais e internacionais em representação dos Açores

  • O seu clube de futebol é o mesmo que o do Presidente da República


400 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page