top of page

COCKTLANTIC - Entrevista Bartender Diogo Da Costa

"Considero que terminar um dia de trabalho em que saiba que os meus clientes saíram satisfeitos para mim já se torna uma conquista pessoal."

-Diogo Da Costa



Diogo da Costa é com toda a certeza um bartender que vale a pena conhecer não só pelo seu conhecimento e constante curiosidade em relação ao mundo do bar que o faz querer aprender sempre mais, mas também devido ao seu espírito de resiliência, mas antes de conhecer-mos o Diogo quero vos apresentar esse projecto que decidi chamar de COCKTLANTIC.


O Que É O COCKTLANTIC?

Cocktlantic é um projecto simples que tem como base e objectivos principais a promoção dos coktails e bartenders açorianos e também a promoção do copo Bambu Lêvedo. Serão feitas entrevistas a vários bartenders nascidos nos Açores, onde estes irão falar um pouco do mundo dos bares nos Açores e suas histórias de vidas profissionais.





Diogo no Concurso Da Monin Cup 2018

*ENTREVISTA EXCLUSIVA


Depois de termos entrevistado o bartender Rui Medeiros, agora tenho o prazer de trazer até vocês o bartender do Restaurante Anfiteatro Diogo Da Costa, um autêntico apaixonado pelos cocktails e vinhos, mas deixo que seja ele a apresentar-se a todos vocês.


Para aqueles que não te conhecem, poderias fazer uma pequena apresentação da tua pessoa?

Olá Miguel, antes de mais um muito obrigado por ter sido uma das tuas escolhas para poder falar um pouco sobre mim e sobre a minha curta carreira no mundo do bar e dizer antes de mais que teus copos são magníficos.

Chamo me Diogo Da Costa, tenho 28 anos, sou do concelho de Vila Franca Do Campo, Freguesia de Água D´Alto, trabalho no Restaurante Anfiteatro que é a unidade de aplicação da Escola de Formação Turística e Hoteleira de Ponta Delgada.


Restaurante Anfiteatro em Ponta Delgada

Como Começou a paixão pelo mundo do bar?

A minha paixão pelo bar começou com a minha vinda para a Escola de Formação Turística e Hoteleira de Ponta Delgada, onde comecei a ter aulas de bar e foi ai que me percebi que tinha jeito para o bar, desde então nasceu esta paixão que tenho pelo bar e sua composição. Minha grande paixão era e continua a ser em conjunto com o bar os vinhos, porque nasci no meio das vinhas.

No entanto a paixão pelo que faço no bar, nasceu também com as minhas viagens e participações em eventos relacionados com o bar como por exemplo a participação no 10 Fest Açores que se realiza no restaurante Anfiteatro todos os anos . Desde então não imagino-me longe de um bar.


Quais as tuas conquistas profissionais que mais te orgulhas ou que consideras que foram muito importantes para ti?

Em termos de conquistas profissionais considero que terminar um dia de trabalho em que saiba que os meus clientes saíram satisfeitos para mim já se torna uma conquista pessoal.

Em termos de outras conquistas tenho três que marcaram-me, que foi a participação na Monin Cup 2018 e ter conseguido trazer para os Açores um 3º lugar que me encheu de orgulho, a participação no evento 10 fest Açores e por fim e não menos importante ter aparecido na página do jornal Atlântico Expresso onde falo de várias questões.


Diogo com a bandeira Açoriana na Monin Cup 2018

Onde imaginas-te daqui a 5 anos?

Já diziam os meus avós que o dia de hoje sabemos mas o dia de amanhã não.

Tenho planos pessoais que são estar sempre a evoluir no mundo do bar, estar constantemente a aprender com formações e participações em concursos.

Minha grande paixão é a minha região onde sinto que posso ensinar e dar muito aos alunos que aqui estão e que virão em termos de bar.


Que opinião tens sobre os bartenders Açorianos? Achas que eles estão ao mesmo nível dos bartenders do Continente?

A opinião sobre os bartenders Açorianos no meu ponto de vista, temos muitos bons bartenders embora falte a eles alguma paixão por aquilo que fazem, dedicação e conhecimento sobre o bar como por exemplo, saber como é feito aquele Rum, a sua origem etc. Muitos pensam que ser bartender é só colocar as bebidas dentro de um shaker e abanar mas não é nada disto porque qualquer um faz isto. Ser bartender é ser uma pessoa que sabe o que está a servir. Sabe que por detrás daquele cocktail existe uma história magnifica para contar aos seus clientes e saber fazer para o cliente o cocktail mais indicado com várias perguntas como por exemplo saber a fruta favorita, se gosta de Rum ou outra bebida.

Em conclusão, para ajudar nisto nós aqui na Escola De Formação planeamos trazer em breve Bartenders de fora para poder dar outra visão de bar aos nossos alunos e futuros bartenders.


Qual a tua estratégia para criar bons cocktails?

A minha estratégia/inspiração são a paixão que tenho na criação deles, homenagens que faço aos meus avós, a inspiração que minha namorada transmite-me, porque ela mesmo não sendo da área ajuda-me como se fosse um cliente e trás-me uma tranquilidade que é necessária.

Criar um cocktail tem muito que se lhe diga, crio pensando sempre nos meus clientes se eles beberiam mais um e claro com o meu gosto pessoal.


Diogo ao lado da sua namorada

Se Tivesses oportunidade de criar um bar ao teu gosto, como seria?

O bar seria um piano bar, onde teria a união de musica no piano em conjunto com cocktails da autoria dos bartenders onde iriam contar historias ao som da musica do piano.


Usarias o copo Bambu Lêvedo no teu bar?

Eles seriam indispensáveis no meu bar, primeiro por ser Açoriano de seguida por serem bonitos.



Como descreves o cliente açoriano?

São clientes difíceis, são clientes que consomem muito pouco vêm com manias diferentes do normal e que reclamam de quase tudo.



Que conselho ou conselhos darias a alguém que está a começar a ser bartender?

Os conselhos que daria e dou é que depois de terminar o curso e não terminou os estudos sobre o bar, devem sim continuar a estudar e aprender todos os dias mesmo com os seus erros, e que as conquistas não aparecem sem trabalho. Dedicação e empenho todos os dias.



Para ti quais são os 3 bartenders açorianos que mais admiras?

Esta pergunta é difícil de responder porque irei deixar de fora outros bartenders muito bons mas vou falar naqueles que marcaram-me no meu crescimento no bar que são Pedro Jerónimo, João Couto e Adília Paços.



Qual a tua opinião sobre o copo Bambu Lêvedo?

O copo Bambu Lêvedo é um copo muito prático e bonito em que combina com o meu estilo de cocktails, e que já tive a honra de usar.


Usarias o copo no teu bar?

O copo seria indispensável no meu bar e teria uma grande importância nele.




Desafio:


Queria desafiar-te a mostrares todas as tuas qualidades e habilidades para o bar criando um cocktail para ser saboreado e apreciado num copo Bambu Lêvedo.



-DESAFIO ACEITE-


Ingredientes

  • 5 cl Rum Zacapa

  • 5 cl Polpa de Ananás

  • 3,5 cl Sumo De Limão

  • 3 cl Xarope de Ananás

  • Q.B Pimenta Preta

  • Q.B Ginger Beer


Modo de Preparação:

Colocar todos os ingredientes dentro do shaker e agitar muito bem depois verter para o copo e preencher com ginger beer.




Eu sabia que não ias desapontar Diogo, o teu cocktail está genial!

Desejo-te o maior sucesso profissional e que alcances tudo de bom na vida. O meu muito obrigado a ti por essa entrevista e pelo teu contributo.



CURIOSIDADES SOBRE DIOGO DA COSTA


  • É um apaixonado por desporto principalmente futebol

  • Adora um bom mergulho nos mares dos Açores e recomenda as praias da freguesia de Água D'Alto

  • Participou no concurso Monin Cup 2018 onde alcançou o 3º lugar com copos produzidos nos Açores


Links Uteis:


182 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page