Foi no domingo passado (dia 8 de Dezembro) que estreou a série de podcasts em que se fala de bares e bartenders do nosso país. Este primeiro episódio contou com a presença do Chefe de bar do Avista Bar Sérgio Carvalhal.
"O principal conselho que me guia no meu dia a dia é acreditar, ter humildade, querer fazer mais e melhor."
-Sérgio Carvalhal
OláQueBar- 1º Episódio (Edição Escrita)
Bambu Lêvedo percorre o país de norte a sul para dar a conhecer aos ouvintes de OláQueBar o que de melhor se faz nos bares em Portugal. Uma série de conversas de bar extremamente interessantes e enriquecedoras em que criar um cocktail num Copo De Bambu Lêvedo promete muita diversão!
À Conversa Com Sérgio Carvalhal (EXCLUSIVO)
Sejam muitos bem vindos ao programa “OláQueBar” hoje é o primeiro episódio da série e vamos fazer a ligação até Évora para falar com Sérgio Carvalhal (chefe de bar do Avista Bar).
Olá Sérgio, é uma honra ter-te aqui por isso quero agradecer a tua colaboração e perguntar-te de vez como é que o bar apareceu na tua vida?
O bar apareceu já há alguns anos. Na altura conciliava os estudos com algumas noites nos bares da minha vila natal. O interesse foi crescendo, e a certa altura tive oportunidade de fazer uma curta formação como Técnico de Mesa e Bar adquirindo mais alguns conhecimentos acerca da profissão. Em 2015 quando comecei cheguei ao Avista Bar para fazer estágio profissional digamos que foi o meu primeiro trabalho a sério.
Actualmente desempenhas funções no Avista Bar, qual é o conceito e arma principal para atrair clientes? São os teus cocktails?
Não são propriamente os meus cocktails. Neste momento já podemos dizer com imenso orgulho que somos uma das maiores, se não a maior referência de bar no Alentejo. Tem sido uma evolução lenta e por vezes complicada. O objectivo dia após dia é tornar o Avista Bar uma referência a nível nacional. Em 2018 fomos presenteados com a nomeação para Melhor Equipa de Bar nos prémios do Lisbon Bar Show e isso é a prova bem clara que estamos no caminho certo.
Nota-se à distância que és um bartender cheio de capacidades e potencial, participaste em alguns concursos e sempre com boas prestações. Queres partilhar um pouco com os ouvintes a tua experiência no Monin Cup e no Mistura Beirão?
Foram duas experiências fantásticas.
Na Monin Cup 2018 consegui um segundo lugar na Final Nacional, para a primeira vez que sais de casa, sem sequer saberes bem para o que vais fazeres um segundo lugar num elenco de bartenders de todo o país é ótimo.
Na Mistura Beirão 2019, passado praticamente um ano foi o colmatar de muito trabalho e dedicação à profissão. Infelizmente não consegui estar na pole position dos prémios.
Ambas as experiências foram fantásticas, a troca de conhecimentos e companheirismo são o que faz desta profissão algo tão bonito.
Que conselho darias a alguém que quer ser bartender?
O principal conselho, que acho que é que me guia no meu dia a dia é acreditar, ter humildade, querer fazer mais e melhor.
Qual o método que usas para criar cocktails?
Inovar, ingredientes da região onde estou inserido, mostrar em cada cocktail a paixão que tenho pela profissão.
Qual a ideia que tens dos bartenders Açorianos e da comunidade de bartenders em geral?
Dos bartenders açorianos não posso falar muito. Vou acompanhando pelas redes sociais algumas coisas que são feitas nas ilhas mas apenas conheço o Diogo da Costa, uma pessoa adorável e de uma humildade muito grande.
No geral a profissão tem crescido imenso pelas mãos de grandes bartenders portugueses que estão no estrageiro, bem como pelos que temos em Portugal. Neste momento em qualquer canto do país podemos desfrutar de um cocktail bem confeccionado, algo que à uns anos não acontecia.
As marcas que cada vez estão mais próximas dos profissionais e isso também nos ajudam muito.
Perguntas Rápidas (respostas curtas e directas)
Cocktail preferido?
Negroni, claro.
Fonte de inspiração?
O Alentejo, a inovação, …
Maior Sonho?
Agradar a todos os que nos visitam dia após dia.
Maior dificuldade?
Manter os níveis de motivação elevados e no que toca a gestão de uma equipa.
Um sentimento atrás do bar?
Como um peixe na água.
Copo Bambu Lêvedo Numa Frase?
Elegância natural.
Poderás Gostar De Ler:
Perguntas Divertidas!
Consegues contar-nos uma história hilariante que aconteceu com algum cliente?
Oh, tantas. Ficávamos aqui até final do dia a falar sobre isso.
Preferes passar a noite de inverno atrás de um bar ou em casa com a tua família?
Essa é difícil, mas mesmo assim prefiro estar atrás do bar.
Quando estás em casa és o membro da família que prepara os cocktails ou aquele que dá cabo deles?
Quem prepara ainda tenho que ser eu. Quem dá cabo deles? Todos.
Desafio:
Queria desafiar-te a mostrares todas as tuas qualidades e habilidades para o bar criando um cocktail para ser saboreado e apreciado num copo Bambu Lêvedo!
Resultado Final Brevemente Disponível. Fica Atento!
Poderás ouvir o podcast na totalidade abaixo!
Links Úteis:
Kommentare